Atuação X Tatuagem
- André Leão
- 12 de abr. de 2017
- 3 min de leitura
A tatuagem está cada vez mais presente no dia a dia de todos, em contrapartida, algumas profissões, como medicina, advocacia e professorado, ainda sofrem restrições relacionadas à tinta no corpo. O ramo das artes, mais especificamente a atuação, também sofre com esse mal, mas de outra forma, pois diferente das outras profissões, o ator tem seu corpo (nesse caso, esteticamente) como instrumento de trabalho. No post de hoje falaremos sobre como a tatuagem influencia na vida do ator, além das técnicas para esconder e criar desenhos nos corpos dos artistas.
Atores tatuados:
Daiane Fernandes, 33, atriz e modelo, fez sua primeira tatuagem aos 18 anos, antes de pensar em uma carreira artística, mas diz que não se arrepende de ter tatuado seu corpo, pois isso não a impede de ser uma boa atriz. Atualmente, Daiane possui sete tatuagens espalhadas pelo corpo.

“Nunca fui recusada para nenhum papel por causa de tatuagem”, afirma Daiane.

Já Alex Miguel, 36, ator, que possui um dragão preenchendo suas costas, fez sua tatuagem por impulso quando era jovem. Mesmo já tendo começado no teatro, não tinha a noção de que isso poderia lhe atrapalhar algum dia.
Alex nunca foi recusado para um papel por causa da sua tattoo devido à facilidade em cobrir as costas com quase todo tipo de roupa, mas contou que já teve vários amigos que usaram maquiagem em cena ou perderam oportunidades por conta da tatuagem.
“Pensando na carreira profissional, hoje em dia, eu acho que não a faria por conta disso...pode realmente comprometer algum tipo de trabalho”, diz Alex.
Diretores sem tattoo:
Christian Landi, 41, ator e diretor, não possui tatuagens, mas isso não significa que seja contra o movimento em atores. “Não acho que tatuagem atrapalha ator, vivemos num momento em que é importante empoderar as pessoas, suas escolhas e formas de ser”.
O diretor conta que já tentou fazer uma tatuagem de hena para um papel, mas não deu muito certo. “Fiz uma tatuagem de hena uma vez para fazer um teste, mas não ficou bom e isso atrapalhou minha performance. Lógico que eu não passei, né? (risos)”.
Alexandre Ferreira, 44, ator, diretor e pedagogo não vê problemas em um ator fazer tatuagem, mas acha que pode afetar a carreira. “Para alguma propaganda pode ser que ele (o ator) passe num teste porque não tem uma tatuagem, mas também, pode ser que passe no teste porque tem tatuagem, porque ela também imprime uma personalidade, uma impressão da pessoa”.
Atualmente o ator está em cartaz com o espetáculo Blanche, dirigido por Antunes Filho e nos contou, em áudio, uma história dos bastidores que se relaciona com o tema do blog:
Alexandre lembra que a maioria dos atores da globo possuem tatuagem, mas que isso não os atrapalha porque já conquistaram fama e currículo, diferente de um ator iniciante e tatuado que pode ser recusado por gerar mais gastos à produção. Por outro lado, o diretor afirma que a tatuagem pode atrapalhar os globais de outra maneira.
“Se a gente for falar de teatro mesmo, de criação, talvez (tatuagem) atrapalhe, porque ele (Bruno Gagliasso) é um tipo, o bonitinho que vai fazer o bonitinho, que vai fazer o boca a boca na menina no final da novela e vai salvar ela no mar, que foi a cena que eu vi. Então se for falar de trabalho de ator, de construção, aí a gente já está em outro lugar”.
Mas como funciona a maquiagem?

Durante as entrevistas, todos citaram técnicas para esconder tattoos: maquiagem, base, ban-aid, esparadrapo, roupas longas, lenços etc. No caso da tatuagem falsa, os maquiadores da novela A regra do jogo usaram decalques feitos de papel e silicone de rápida aplicação (cerca de dez minutos) que podem ser removidas no banho, mas conseguem sobreviver à água e suor durante as filmagens. Teresinha Cipolotti, 56, produtora e diretora de arte, já viu tatuagem sendo feita com caneta BIC e afirma que ficou perfeita.
A produtora já lidou com tatuagens no set e teve até que mudar figurino para não deixar nada escapar. Usou a atriz Leticia Persiles como exemplo, que, devido à sua tatuagem ocupando todo o braço, interpretou uma personagem que só usava roupas com mangas 3/4. Em outra ocasião, na mini série Capitu, a tatuagem foi incorporada à personagem representando "mais uma flor no quintal menina".
Comments