top of page

Tatuagem é vício?

  • Isadora Carniel
  • 6 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

Existem vários estudos que tentam responder a questão da existência ou não de vício na tatuagem. Além do ponto de vista psicológico, em que entende que a tatuagem é uma forma de chamar atenção das pessoas a sua volta, e que quado a arte deixa de ser uma novidade, o tatuado já busca uma nova novidade para chamar a atenção, a medicina afirma que existe uma possibilidade de que a tatuagem realmente vire um vício.

Isso se dá pelo fato de que durante as sessões de tatuagem, o corpo libera uma grande quantidade do hormônio endorfina, um "analgésico natural" leva a uma sensação de bem-estar e tranqüilidade podendo inibir o estresse.

Um estudo do ano de 2009, realizado por uma universidade na Alemanha, analisou o cérebro corredores antes e depois de uma corrida de duas horas de duração. As corridas, assim como as sessões de tatuagem, liberam uma alta concentração de endorfina no organismo. Dessa forma, os estudos comprovaram que as áreas ligadas à emoção e ao prazer foram ativadas por causa da liberação de endorfina.

Isso acontece porque a endorfina é um hormônio neurotransmissor que é liberado durante a prática de exercícios físicos e também durante uma a produção de uma tatuagem, melhorando a memória, o sistema imunológico, o humor, a disposição, aumenta a resistência e alivia as dores, e dando a sensação de bem estar por em média 24h após sua liberação.



“Para alguns, ter sido tatuado é uma espécie de cura. Adquirir uma tatuagem de grande proporção leva tempo e gera sofrimento, e isso vai ser um amadurecimento como ser humano. Você estará aprendendo a experimentar e superar dor. É como se a cada perfurar da agulha você ficasse mais forte e mais completo.” Explica o estudo.


Além da questão fisiológica, de acordo com estudos realizados na Alemanha, os tatuados são mais notados socialmente e, muitas vezes, sentem-se mais atraentes e seguros de si, de sua imagem, de seus princípios, e de sua personalidade ao fazer uma nova tatuagem.


Apesar desses e de diversos outros estudos da relação entre tatuagens e vícios, os psicólogos explicam também que o hábito de fazer tatuagens pode estar relacionado com a quebra de uma verdade pré-determinada, ou seja, uma pessoa que nunca fez tatuagens pode ter medo da dor que irá sentir, mas após fazer a primeira tatuagem percebe que a dor não é tão grande quando ela imaginou, e assim, a decisão de fazer mais tatuagens se torna mais fácil, segundo o psicólogo Viren.


 
 
 

Comments


Posts  
 Recentes 
Sobre
 

Blog de tatuagem feito por alunos de Jornalismo da Puc-Campinas, na disciplina de On-line. 

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
Contato
 

Tem uma crítica, sugestão ou gostou do blog e quer bater um papo? Escreve pra gente! 

Sua mensagem foi enviada! Em breve respondemos você :)

bottom of page