Micropigmentação: a inovação da tatuagem
- Giovanna Leal
- 31 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
A micropigmentação é um processo de pigmentar a pele com tinta. Derivada do processo do processo da tatuagem, a micropigmentação tem se tornado cada vez mais popular no ramo estético, especialmente na área das sobrancelhas, para preencher e definir. A micro alcança apenas a camada superficial da pele (epiderme) enquanto a tatuagem chega na segunda camada (derme), ficando como uma cicatriz no corpo.
Além disso, as tintas são diferentes. Na tinta usada para micropigmentação as moléculas da pigmentação são maiores. O equipamento utilizado também é outro.
A micropigmentação é feita com um dermógrafo, aparelho que se assemelha àquele usado para fazer tatuagem, porém, a diferença é que o dermógrafo tem rotação mais leve e menos quantidade de microagulhas, deixando um resultado menos profundo na pele, com traços finos. O processo é feito com agulhas descartáveis e pigmentos hipoalergênicos próprios para a micropigmentação.
Além da micropigmentação, atualmente também existe um outro processo, a dermopigmentação, que não desenha os fios, mas faz uma espécie de sombra por cima da sobrancelha, tendo que reforçar o traço algumas vezes. A dermopigmentação também atua apenas na camada fina da pele.
Existe ainda outra técnica: o microblanding. Trata-se de uma aplicação fio a fio feita com a ajuda do Tebori, uma pequena caneta de microagulhas, que usa o método fio a fio em 4D, sendo ainda mais indolor do que os outros.
Todos esses processos de pigmentação da pele devem ser feitos por profissionais capacitados, e podem ser feitos nas sobrancelhas, nos lábios e até para preenchimento capilar, no caso de calvície.
Os dermatologistas alertam para a procura de locais de confiança e certificados pela vigilância sanitária. O uso de agulhas descartáveis e aparelhos higienizados pelo auto-clave, assim como pigmentos e tintas de qualidade, para que não desencadeiem uma alergia ou inflamação.
A designer de sobrancelhas e micropigmentadora, Gabriela Antelmi, apresenta alguns de seus trabalhos e explica "o número de clientes aumentou quando as blogueiras e digital influencers passaram a fazer a técnica e divulgar, hoje eu atendo de quinze a vinte clientes na semana".

Processo de micropigmentação realizado pela profissional Gabriela Antelmi

Processo de micropigmentação realizado pela profissional Gabriela Antelmi
A profissional ainda afirma "eu ainda tenho clientes que chegam na primeira sessão com uma foto de uma celebridade ou de alguém próximo e pede para fazer igual, mas eu explico que cada rosto é único, e o desenho que ser feito exatamente para o seu tipo físico, para ficar harmônico. No final, elas sempre amam!"

Processo de micropigmentação realizado pela profissional Gabriela Antelmi
"O que mais me importa é saber que a cliente está satisfeita com o serviço, porque é sempre algo exclusivo. O que eu faço em uma, as vezes não fica bom em outra, e como é um processo que dura aproximadamente um ano, eu não posso errar", conclui a designer.
Comments